Após horas e horas de discussão no conselho deliberativo do Megafuts, foram tomadas as decisões finais sobre o jogo. Em respeito e cordialidade às centenas de apoiadores e apaixonados pelo jogo, esclarecemos aqui o que foi decidido e o que vai acontecer.
O jogo vai sim ter uma pausa ao final da temporada 13, porém, não mais será para acabar o jogo e sim para aplicar uma grande reformulação RADICAL em MUITA coisa importante, inclusive alguns pedidos importantes de dirigentes!!!
E vamos lá saber quais coisas são essas:
1. FORMATO DAS DIVISÕES
O atual formato de divisões do MF foi herdado de um jogo inferior no passado e será completamente refeito. O formato com várias div2, 3 e 4, além de ser extremamente custoso ao servidor, ao jogo e ao incrível time de desenvolvimento, não tem nenhuma relação com o futebol real. Não faz sentido ter duas div2, quatro divs3 e assim por diante, num mesmo país.
MELHORIA: a partir da T14, em cada país terá SOMENTE UMA única 2ª divisão, UMA única 3ª divisão e assim por diante. Num primeiro momento, todos os países terão 2 divisões! Somente o BRASIL terá 4 divisões!
Isso vai de encontro a um dos NOVOS CONCEITOS do jogo: deve ter briga por vagas no MF!
Cada país terá 32 vagas. No Brasil, terá 64 vagas. E fim de conversa. Pq? Pq conseguir uma vaga em países de elite, principalmente no Brasil, deverá ser difícil. No total serão 3.232 vagas, ou seja, 3232 times disponíveis no mundo. Hoje são mais de 13 mil times, algo que superlota o jogo com bots.
Até hoje, pouco mais de 500 pessoas se cadastraram no jogo, então dá e sobra para todos voltarem a jogar numa boa.
As divisões nos países irão aumentar conforme mais pessoas criarem conta no Megafuts. Ou seja, o objetivo é povoar o mundo! Então, mais divisões serão criadas somente quando o TOTAL de vagas disponíveis no mundo estiver perto do fim. Isso significa que para conseguir uma vaga num país de elite, principalmente no Brasil, precisará esperar abrir uma nova divisão ou alguém ser demitido! Uma curiosidade interessante e absurda: o tempo todo tem alguém sendo demitido dos clubes. Burros burros burros!
O jogo já estava em fase de divulgação, com campanhas (ainda que tímidas) de marketing. E, mesmo assim, sempre tem novos usuários criando uma nova conta no Megafuts. Você mesmo pode ver isso na homepage do próprio Megafuts!!!! (risos). Porém, com o plano de reformulação do jogo, há uma melhoria (explicada mais a frente) que permitirá a divulgação do jogo em escala global, não limitando-se apenas ao Brasil.
Ainda sobre as novas divisões, com o novo formato 4 times sobem de divisão (antes era somente o campeão) e 4 são rebaixados.
IMPORTANTE: Todo o histórico de jogos, gols e estatísticas das partidas nas divisões 2, 3 e 4 serão APAGADOS, em todos os países. Inclusive quando terminar a T13, os seus dados de divisões 2, 3 e 4 também serão apagados! Por quê? Porque esses dados, além de ter essencialmente dados de bots, representam a fase amadora do jogo, com a atual estrutura maluca de divisões. A princípio, o CEO do Megafuts era contra apagar esses dados, por ser parte da história do jogo, porém, o mesmo CEO entende que é incongruente com o novo conceito. Qual é o conceito??? Menos bots, mais disputa real, menos enxurrada de dados lixos que não servem pra nada e também deixar a estrutura de divisões mais parecida com o futebol do mundo real.
Os 64 melhores times do Brasil ao final da temporada 13 irão GARANTIR a vaga na nova estrutura de divisões do Brasil DESDE QUE TENHAM FEITO LOGIN NA T13! Os demais dirigentes serão DEMITIDOS dos seus clubes. Estes demitidos poderão candidatar-se a um novo clube em um novo país.
Caso a quantidade destes demitidos seja alta, poderá ser criada uma divisão 5 no Brasil, saberemos disso ao final da T13. A FMM será benevolente neste assunto, porém, estes dirigentes também precisam ajudar marcando presença no jogo durante essa temporada 13. Quem quer rir, tem que fazer rir. Me ajuda aí.
Já os demais países não terão nenhum problema em abrigar pelo menos 32 times. O dirigente que estiver atualmente na divisão 3 ou 4 dos países fora do Brasil, vão garantir uma vaga na div2 da T14 sem problemas.
Novamente: novas divisões serão criadas de acordo com o crescimento GLOBAL do jogo!
2. OVERALL
O método de cálculo do overall elaborado recentemente ficou excelente. Jogadores top chegam perto do 10 mil de overall. Jogadores fuleiros ficam abaixo dos 5 mil. E medianos no meio (risos).
Já um jogador de +-8 mil pode ser considerado top, assim como o de 9500, por exemplo.
E SIM: sempre foi objetivo do jogo estabelecer esses 3 grandes grupos entre os jogadores:
1. Os bagres. Abaixo de 5000
2. Medianos: entre 5 mil e 7999
3. Top: acima de 8000
Você pode não concordar, você pode não gostar. Porém, o jogo foi criado pensando no conceito destes 3 grupos. Sendo assim, um jogador de 8 mil de overall É SIM TÃO BOM quanto o de 10 mil. Se o seu time está na faixa média dos 9500 e perde para um que está na média dos 8 mil, ISSO NÃO ESTÁ ERRADO!!!!!!!1!1!1!
Ou seja, não é aleatoriedade do jogo, não é "só sorte", larga de ser burro, pois este é justamente o OBJETIVO do jogo: 8 mil ser praticamente igual 10 mil. 30 anos de curso e você ainda não entendeu isso???? Você ficou burro assim sozinho ou fez curso????
E isso não é uma questão de estar certo ou errado, ser legal ou não. É uma questão de OBJETIVO. O jogo foi projetado de propósito para ter pouca diferença entre o 8 mil e o 10 mil, por exemplo. Então, pare de chorar!
Entretanto, você pode até ser burro ou chorão, porém, não está totalmente errado. E é justamente por isso que as coisas vão mudar! Explico:
O incrível time de desenvolvimento do Megafuts entendeu que a causa e efeito do overall não pode ser baseado nessa escala de apenas 3 níveis de jogadores, como explicado acima (bagres, medianos e tops)
MELHORIA: O cálculo do overall vai continuar o mesmo, definindo o jogador de 0 a 10 mil. PORÉM, a cada MILHAR de overall o jogador terá um salto considerável de performance!
"Mas gentchy, o que isso significa????"
Exemplos: O jogador de 9 mil vai performar muito melhor do que o de 8 mil. O time com média 9 mil dificilmente vai perder para um time 8 mil. Assim como o jogador de 8 mil de overall vai performar muito melhor do que o jogador de 7 mil e assim por diante.
Já o jogador com 10 mil vai ser o top das galáxias!
"E se o jogador for 8999 e disputar a bola com um jogador 9000?"
Ele vai apanhar! Por quê? Porque a virada de chave na performance do jogador será a casa de milhar do overall. É como se a casa de milhar do overall determinasse o NÍVEL do jogador, algo que hoje é representado pelas ESTRELAS, ou pelo menos deveria ser representado. Hoje as estrelas não tem nenhum efeito prático no jogo. Mas no novo modelo, as ESTRELAS representarão muito forte a simbologia do jogador, visto que elas já mudam, hoje, em função da casa de milhar do overall.
Então, seguindo o exemplo, se um jogador é 8 mil de overall de desarme, vai ter muita dificuldade para segurar um atacante 9 mil de overall de DRIBLE. (Sim, overall de recepção passará a se chamar OVERALL DE DRIBLE).
Logo, para conseguir pará-lo, este zagueiro precisará treinar, evoluir, e ir ganhando mais overall aos poucos... 8100.. 8200.. 8300.. e assim por diante. Mas só vai ter uma disputa mais igual quando passar de 9 mil!
Obs: as dezenas e centenas do número do overall vão continuar ajudando sim este jogador, em todas as partidas, isso continua igual! Porém, para enfrentar o adversário +9mil, precisará treinar bem mais até passar da casa dos 9 mil!
Será difícil ter só jogador 8, 9 ou mesmo 10mil no elenco. O dirigente terá que preencher espaços no time com jogadores de nível mais baixo, é claro. Daí então que o DESAFIO DE ESCALAR fará mais diferença, pois o impacto poderá ser considerável se montar errado o elenco.
Quão considerável? Muito! Pois a cada mil overall, os saltos de performance do jogador serão baseados na escala FIBONACCI!!!! "Heinnn?" Como disse no passado o célebre pensador ET Bilu: "Busquem conhecimento".
3. VISUAL E FUNCIONALIDADES
O Megafuts foi desenvolvido utilizando uma arquitetura projetada em 2022. Porém, o incrível time de desenvolvimento evoluiu (demais) desde então, assim como o jogo! Criar as funcionalidades e melhorias no modelo técnico atual passou a ser um trabalho fora do normal, além de custoso. Este fato é agravado, ainda mais, pois a maioria dos dirigentes, vergonhosamente, não é assinante VIPCLUB do jogo. Se você leu até aqui, e nunca contribuiu sequer com um plano de 5 reais, uma merreca de um valor que não paga nem um pastel na feira, vc é muleque safado cara! Safado! Por acaso vai quebrar a sua conta bancária se você ajudar um jogo que você tanto gosta??? Desenvolvedor não vive de abraço.
Voltando ao assunto, o desenvolvimento ficou muito trabalhoso e custoso, e por isso será tecnicamente reformulado, de forma profunda. Isso inclui:
1. Recriação do modelo de páginas
A identidade roxa e verde será mantida, mas as páginas não usarão mais o template web atual por ser extremamente difícil a manutenção. E é por este motivo que as páginas precisam ser totalmente remodeladas, o que vai exigir um trabalho do c*#&#@p
2. Exclusão de algumas funcionalidades
Além de não ser tão interessante na utilização do jogo, algumas coisas vão ficar de fora na nova fase, principalmente para reduzir a quantidade de TEXTO no jogo. Coisas como as notícias, cidades, páginas institucionais como entidades, federações, tudo que não é tão essencial para o jogo e que exige muito texto (ainda que estes textos sejam gerados por IA), serão reduzidos visando facilitar a tradução para outros idiomas. Por quê? Porque essa enxurrada de texto torna inviável a tradução do jogo. E a tradução é essencial para a divulgação MUNDIAL do jogo, que será feita na nova fase!
Até hoje isso não foi possível justamente pela quantidade grande de textos.
3. Adaptação para app
Com os 2 itens acima feitos, facilitará a conversão para APP, algo que já está planejado há meses, porém não foi para o ar justamente por este motivo! Acreditamos que o app será essencial na divulgação mundial do jogo e, não apenas isso, melhorar a aceitação dos usuários brasileiros.
Fazer estes 3 grandes updates (overall, páginas e divisões) seria IMPOSSÍVEL na versão atual.
E é isso. Megafuts nunca acabará, apenas mudará o rumo, principalmente no âmbito técnico.
"Ah, mas porque isso tudo não poderia ser feito em paralelo, com o jogo rodando como está, até que um dia basta fazer a grande atualização a parte??"
Resposta do desenvolvedor: Por que até lá não quero ficar ouvindo um monte de abobrinha, um monte de &%#$@ sobre o jogo, mimimi, choro de adulto e burrice de quem não entendeu o conceito, principalmente pelo fato de que ouvir tanta groselha sobre o jogo tem rendido na conta bancária do jogo uma miséria que não paga 3 pizzas por mês. E se descontar os valores das horas de programação dos últimos 3 anos, temos um prejuízo astronômico. E ainda ter que ouvir que é paytowin (???!?!?!?), um jogo que não fatura NAAAAADA, tem que ter muita paciência com uma xaropice sem tamanho e sem precedentes.
O Megafuts é feito por diversão. Não pra quem pouco contribui ou só fala abobrinha. Você, que tece críticas mas não compra futcoin nem VIPCLUB, o Megafuts não é feito pra vc, não é apoiado por você, nem financiado por você. Você que só reclama e não contribui, espero de coração que cancele a sua conta. Sério, não volte! Vai ser infeliz em outro lugar!
O jogo é financiado, mantido e idealizado pelo time de desenvolvimento que há 3 anos desenvolve o jogo de graça. Se você acha que 20, 30, 200, 500 reais que você pagou financiou o jogo, vc é burro, amiguinho. Ajudou apenas a não acabar o jogo definitivamente, mas precisamos de mais, muito mais. Por isso a dominação mundial é necessária!
O Megafuts será reformulado pensando em quem vai se DIVERTIR com o jogo, em escala global, na nova fase que está por vir!